Quando aqueles fios brancos começam a aparecer, é sinal de que a idade está chegando? Não, nem sempre! Fatores genéticos, carências nutricionais ou até mesmo questões emocionais, podem antecipar o surgimento dos fios brancos, inclusive nas crianças.
Os cabelos brancos costumam surgir com mais frequência após os 35 anos, porém, eles podem aparecer antes dos 30 devido a alterações genéticas no gene encarregado por controlar a produção de melanina (pigmento que dá cor aos fios).
A diminuição na produção de melanina pode resultar na manifestação de cabelos brancos com variações de intensidade, influenciadas tanto pela herança genética quanto pelo tipo de cabelo individual. Essa é uma característica natural do processo de envelhecimento.
Não é idade
Com o avançar da idade, é comum surgirem os cabelos brancos. Estatísticas indicam que por volta dos 50 anos, metade das pessoas apresenta cerca de 50% de seus cabelos na cor branca. Portanto, trata-se de um fenômeno natural que acompanha o envelhecimento.
Mas, nem só a idade deixar os fios sem cor. Condições como vitiligo, alopecia areta, alterações na tireoide e deficiências nutricionais, como a vitamina B12, também podem contribuir para o envelhecimento capilar. Além disso, outros fatores como estresse e exposição excessiva ao sol, também aceleram esse processo.
Outra causa que pode causar o embranquecimento dos fios é o fumo. Segundo estudos, fumantes têm 2,5 vezes mais chances de ficarem grisalhos antes dos 30 do que não fumantes.
É possível desacelerar o surgimento de fios brancos?
Atualmente, não há tratamentos cientificamente comprovados para retardar, prevenir ou reverter os cabelos brancos. No entanto, pesquisas estão em curso visando tornar isso uma realidade.
Enquanto aguardamos esses avanços, adotar hábitos saudáveis e uma dieta equilibrada, especialmente rica em antioxidantes encontrados em frutas e vegetais contendo Vitaminas A, C e E, são recomendações para retardar e prevenir o surgimento desses cabelos brancos.