A prática milenar do Yoga, com origem na Índia, proporciona diversos benefícios para a saúde. Por mais que muitas pessoas procurem a atividade em busca pelo equilíbrio da mente, o Yoga é uma atividade física e pode ser bastante vigorosa.
O Yoga é uma prática que abrange o campo emocional e o físico, e, de acordo com o tipo escolhido, aumenta a força, o equilíbrio e a resistência do praticante.
E ainda tem um bônus: é comprovado que as práticas regulares da atividade ajudam a diminuir significativamente os níveis de estresse. As posturas, chamadas de ásanas, e os exercícios respiratórios, os pranaymas, são calmantes.
“O Yoga é maravilhoso para parar, respirar, se recolher. Um momento para cuidar da saúde física e mental, que se traduz em uma melhorar da qualidade de vida”, analisa a professora de Yoga Ariela López, do projeto Mulheres do Bem.
Superioga
Quem busca uma prática que vá além do equilíbrio mental não precisa procurar por outra atividade. Existem várias possibilidades de práticas do Yoga que satisfazem pessoas que desejam uma atividade vigorosa e com elevado gasto calórico.
O que torna algumas linhas mais vigorosas que outras é a escolha da respiração utilizada, das posturas, do tempo de permanência, da quantidade de dinâmicas e das transições utilizadas durante a aula.
Ao realizar os movimentos e posturas com maior precisão, é possível aumentar a queima de calorias e melhorar os grupos musculares. Dessa forma, os resultados começam a se tornar ainda mais evidentes e a prática se mostra mais eficaz.
Mais benefícios para a saúde
Um dos atrativos do Yoga é que ele pode ser feito em qualquer lugar, desde a sala de casa, até na praça ou na praia. Se você ainda tem dúvidas de que o Yoga é um exercício completo, veja uma lista dos diversos benefícios para a saúde:
- Diminui o estresse e a ansiedade: O Yoga é uma boa alternativa para colaborar com a redução do estresse. A prática contribui até para a prevenção de transtornos mentas, como a depressão, graças a liberação constante de neurotransmissores que promovem a sensação de bem-estar, como a dopamina, a endorfina e a serotonina.
- Alivia dores: A prática do Yoga promove flexibilidade, ao mesmo tempo em que fortalecem os músculos. Assim, há estabilidade para as estruturas do nosso corpo, fazendo com que dores posturais e musculares sejam consideravelmente reduzidas.
- Controla da pressão e os batimentos cardíacos: O Yoga pode ser uma terapia integrativa importante no tratamento de doenças cardíacas. Com a otimização da circulação sanguínea, promovida pela prática, o paciente pode observar melhorar em seu funcionamento cardíaco e na regulação geral da pressão arterial. Isso também é possível graças aos benefícios do Yoga para o estresse.